Bem-vindos!!!!!

Bem-vindos!!!!!

A escola é...

...O lugar onde se faz amigos

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...


Escola é sobretudo,gente,

Gente que trabalha,que estuda,

Que se alegra, se conhece, se estima.



O Diretor é gente,

coordenador é gente,

o professor é gente,

o aluno é gente,

Cada funcionário é gente.



E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporta

Como colega, amigo, irmão.



Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados"

Nada de conviver com as pessoas depois

Descobrir que não tem amizades de ninguém,

Nada de ser como tijolo que forma parede

Indiferente, frio, só.


Importante na escola não é só escutar,

Não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,

É criar ambiente de camaradagem,

É conviver e se "amarrar nela".



Ora, é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil

Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz...




Paulo Freire



sábado, 25 de dezembro de 2010

Um Feliz e Santo Natal!!!!!!!!!!!!!


Vim para ficar em tua casa
Eu vim ao mundo, numa noite fria e eis que nasci em uma pobre manjedoura pois não havia lugar para mim na hospedaria.Mesmo diante das circunstâncias que o mundo me ofereceu, recebi um profundo amor de Maria e José meus pais, que antes d meu nascimento prepararam tudo para a minha chega. O tempo foi passando e eu fui crescendo em sabedoria e humildade, e fiz a minha opção em buscar as coisas do Pai.Em virtude desta minha escolha vieram muitas coisas boas, realizei curas, milagres, prodígios, com isso muitas pessoas mudaram de vida, se converteram, passaram a crer em Deus e suas vidas se modificaram. Mas ao aceitar os planos do Criador em minha história, apareceram as dificuldades, tribulações e sofrimentos que me levaram a morte de Cruz.
Apesar de tudo o que passei; se fosse necessário faria tudo novamente, pois o Pai jamais me abandonou, e me ensinou que o significado do amor está em dar a vida por amor ao próximo, e é perdendo que se ganha a eternidade.
E esta é minha história que se comemora a todo ano, recordando o menino que veio salvar o que estava perdido, e você pode se tomar um Salvador de Almas, acolhendo a estas palavras e deixando que eu entre em seu coração “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo“Ap 3,20. “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens” Lc 5,10.
Um Santo Natal e que Jesus e Maria abençoe você e sua família...
E venha um Ano Novo cheio de paz...
Beijos,Luciane Vasson e Andréa Diniz....

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tudo virou Pizza!!!!!!!


Fração
Fração (ou fracção, em português de Portugal) é um modo de expressar uma quantidade a partir de um valor que é dividido por um determinado número de partes iguais entre si. A palavra vem do latim "fractus" e significa "partido", "quebrado" (do verbo "frangere": "quebrar").
História
No antigo Egito, por volta do ano 3000 a.C., o faraó Sesóstris distribuiu algumas terras às margens do rio Nilo para alguns agricultores privilegiados. O privilégio em possuir essas terras era porque todo ano, no mês de julho, as águas do rio inundavam essa região ao longo de suas margens e fertilizava os campos. Essas terras, portanto, eram bastante valorizadas.
Porém, era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as águas baixavam. Os responsáveis por essa marcação eram os agrimensores, que também eram chamados de estiradores de corda, pois mediam os terrenos com cordas nas quais uma unidade de medida estava marcada.
Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, mas é só parar para pensar um pouquinho para descobrir que nem sempre essa medida cabia inteira nos lados do terreno.
Esse problema só foi resolvido quando os egípcios criaram um novo número: o número fracionário. Ele era representado com o uso de frações, porém os egípcios só entendiam a fração como uma unidade (ou seja, frações cujo numerador é igual a 1).
Eles escreviam essas frações com uma espécie de sinal oval escrito em cima do denominador. Mas os cálculos eram complicados, pois no sistema de numeração que usavam no Egito nessa época os símbolos se repetiam muitas vezes.
Só ficou mais fácil trabalhar com as frações quando os hindus criaram o Sistema de Numeração Decimal, quando elas passaram a ser representadas pela razão de dois números naturais.
Desde então, as frações foram usadas para a resolução de diversos tipos de problemas matemáticos. Uma das formas mais correntes de se trabalhar com frações é a porcentagem, em que se expressa uma proporção ou uma relação a partir de uma fração cujo denominador é 100. O uso de frações também é de valia extrema para a resolução de problemas que envolvem regra de três.
Por isso , nós professoras Luciane e Andréa arrumamos uma maneira divertida e saborosa de ensinar matemática aos nossos alunos. Para ensinar Fração nós os ajudamos a montarem pizzas de verdade e, depois, os próprios alunos “fracionaram” as pizzas como forma de fixar o novo conhecimento.
Por isso, para uma verdadeira compreensão, eles procuram analisar e relacionar situações do dia-a-dia, privilegiando a construção de conceitos e significados pelo aluno. Além de aprenderem, os alunos puderam saborear e repartir com os colegas das outras salas as deliciosas pizzas montadas por eles.

Folclore

Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas , mitos,contos,danças,etc. Muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
O que são folguedos?
Os folguedos são festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral. Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses, indígenas). Contudo, muitos folguedos foram com o passar dos anos, incorporando mudanças culturais e adicionando, às festas, novas coreografias e vestimentas (máscaras, colares, turbantes, fitas e roupas coloridas). Os folguedos fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. Embora ocorram em quase todo território brasileiro, é no Nordeste que se fazem mais presentes.
Por isso a professora Betinha juntamente com as meninas dos quartos anos Leão XIII apresentou durante o mês de agosto a dança das rosas com uma coreografia magnífica!!!! Confiram algumas fotos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Organize seu tempo e leia!!


GAMBITO - Edições SM

Gambito é o primeiro livro infantil do autor e está sendo lançado na XII Bienal Internacional do Livro do Rio pela Edições SM.Um filhote de saracura, capturado em um riacho, torna-se propriedade do narrador, um menino de uns seis anos de idade. Ele pretende proporcionar à avezinha uma vida mais confortável, à despeito das advertências do irmão mais velho. Por fim, depois de uma experiência frustrante, consegue entender o outro, aquele que prefere o banhado à flanela.
GAMBITO - Edições SM

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sejam bem-vindos !!!!!!!!

Existe algo em um simples abraço que sempre aquece o coração
e dá-nos boas vindas ao voltarmos para casa, e torna mais fácil a partida.
Um abraço é uma forma de dividir as alegrias e tristezas que passamos,
ou só uma forma para amigos dizerem que se gostam porque,
simplesmente, você é você.

Abraços significam amor para alguém com quem realmente nos importamos.....
para nossos avós ou nossos vizinhos, ou até mesmo para um gatinho amigo......
Um abraço é algo espantoso... é a forma perfeita de mostrar
o amor que sentimos, mas que palavras não podem dizer.
É engraçado como um simples abraço faz-nos sentir bem...
em qualquer lugar ou língua...
É sempre compreendido...
E abraços não precisam de equipamentos, pilhas ou baterias especiais...
É só abrir os braços e os corações...

Guardem este abraço ! Boas-vindas!!!

Para todos os papais e em especial aos papais dos quartos anos...

Pai
Palavra
Amiga que
Inspira toda minha vida

Por onde estou
Aonde vou, tuas boas ações e
Intenções sempre me orientou

Posso te
Amar de todo meu coração, mas ainda não
Imagino como cabe em ti tamanha dedicação

Para te
abraçar, às vezes nem consigo, você é grandão, no
Intimo todo dia dou um beijo no teu coração.

Por tudo que
A mim estás a ofertar
Inspiração, carinho e amor a semear...

Por toda
A minha vida, teu exemplo como uma
Imagem Divina há de ser

Perpetuar, e no
Abraço de toda criança, no
Ingenuo sorriso para um pai amigo vou te lembrar...

autor desconhecido

terça-feira, 20 de julho de 2010

Eta festança boa sô!!!!!




Valeu galerinha !!! A festança, foi um arraso.

domingo, 18 de julho de 2010

Filhos – 15 Dicas para as crianças se divertirem nas férias sem viajar

-Faça programas culturais com seu filho. Isso mesmo! Leve seu filho em exposições, aquários, igrejas e para ver lugares importantes na sua cidade. Não é só pegar e leva-lo lá e ficar olhando a exposição. Saiba sobre o local e/ou exposição e/ou acervo antes, leia um pouco e crie formas divertidas de explicar aquilo para o seu filho. Se for algum lugar da sua cidade, pode contar um pouco da história e divertir-se com ele nessas visitas. Na grande maioria dos museus, em geral, possui visita guiada.
-Sessão Cozinha das Crianças. Pegue receitas que são voltadas para crianças fazer (existe em vários sites). E vamos cozinhar! Eles irão se divertir com isso! Se quiser, pode até incluir coleguinhas! A Sessão Cozinha das Crianças não é apenas para as meninas! Meninos também. Pare com idéias machistas e faça com que todos participem.
-Vá para o clube. As crianças adoram ir para o clube! Piscina, bola, peteca, corre-corre e tudo mais! Fique de olho no seu filho. Passeio no clube é atenção redobrada com a sua segurança. Se for na época de inverno, você pode ir para fazer algumas atividades que não seja piscina.
-Visite os parques ou algum lugar verde. Leve seu filho para um passeio ao ar livre! Há parques interessantes na cidade, inclusive alguns permitem jogar bola, peteca, entre outras brincadeiras. Você também pode montar brincadeiras para fazer com elas no parque! Uma belezura!
-Leve para andar de bicicleta. Crianças adoram bicicleta. Procure um local adequado, sem muito trânsito e vá pedalar por aí!
-Leve ao zoológico. Não são todas as cidades que possuem zoológico, mas se a sua possui é uma excelente opção. As crianças reconhecerem de pertinho e identificarem como são na realidade. Isso vale para crianças maiores ou menores. No fim, todas gostam.
-Faça recreação com seus filhos. Sabe aquelas brincadeiras antigas que você adorava quando era criança? Então, junte os coleguinhas de seu filho e faça! Há diversos livros que ensinam inúmeras recreações para se fazer com crianças. Corrida do saco jogo de mímica, amarelinha, entre outras.
-Faça teatro em sua casa. Teatro de fantoches ou então o teatrinho comum. Crie uma história que possa trabalhar alguma questão importante como, por exemplo, o jogar lixo na rua, o desperdício de água, não falar com estranhos. Você vai ver como isso pode ser divertido! Se for muito pequena, o melhor é o teatro de fantoches. É bom para trabalhar timidez, expressão e para que elas se soltem e se divirtam!
-Vá o teatro e/ou ao cinema infantil. Pode ser um programa legal, especialmente teatro que, em geral, as crianças não freqüentam muito por seus pais não levarem. Pela comodidade, muitas vezes, os pais preferem levar ao cinema em shopping. O cinema também é legal, mas não deve ser feito em excesso.
-Sessão cinema em casa. Monte uma sessão cinema em casa com filmes que prendam a atenção da criança. Chame os coleguinhas e divirtam-se com direito a pipoca e suco. Filmes como “Harry Potter”, “Procurando Nemo”, entre outros. Mesmo se elas ficarem entediadas com o filme, irão se divertir até com outra criança. Criança quando se junta com outra, se diverte até fazendo nada!
-Incentive a leitura, mesmo nas férias. A leitura precisa ser algo comum. Por isso mesmo nas férias a criança pode ler! Leve-a para comprar um livro que ela escolha em uma livraria. Mostre os estantes que são infantis e deixe que ela escolha algum do interesse dela. Uma boa dica para as crianças maiores é o livro “Harry Potter”. Elas adoram.
-Jogue jogos bacanas. Isso mesmo. Há diversos jogos inteligentes e voltados para as crianças. Jogo de tabuleiro, de mímica, entre outros, mas não incentive a competição por si só. Mostre que o que importa é competir e não ganhar.
-Receba os coleguinhas ou familiares pequeninos de seu filho na sua casa. Crianças adoram passar um período longo com outra criança. Elas criam suas próprias brincadeiras, conversam e se divertem juntas. Não se esqueça de designar tempos específicos para as coisas. Como assim? Se elas forem ver televisão, vídeos e jogos eletrônicos, não as deixe mais que três horas, advertem diversos especialistas.
-Faça um piquenique. Isso pode ser muito divertido e criativo. Descubra um local que ela esteja em contato com a natureza. Você pode fazer brincadeiras que trabalhem todos os sentidos, inclusive o paladar com uma brincadeira de adivinhar o sabor de algum alimento, por exemplo.
-Leve a criança para visitar os parentes. É importante que a criança esteja em contato com outras pessoas da família. Os avôs, avós, tios, tias (entre outros), irão adorar a sua visita e para ela poderá ser super divertido, especialmente se tiver outras crianças.