Bem-vindos!!!!!

Bem-vindos!!!!!

A escola é...

...O lugar onde se faz amigos

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...


Escola é sobretudo,gente,

Gente que trabalha,que estuda,

Que se alegra, se conhece, se estima.



O Diretor é gente,

coordenador é gente,

o professor é gente,

o aluno é gente,

Cada funcionário é gente.



E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporta

Como colega, amigo, irmão.



Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados"

Nada de conviver com as pessoas depois

Descobrir que não tem amizades de ninguém,

Nada de ser como tijolo que forma parede

Indiferente, frio, só.


Importante na escola não é só escutar,

Não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,

É criar ambiente de camaradagem,

É conviver e se "amarrar nela".



Ora, é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil

Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz...




Paulo Freire



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tudo virou Pizza!!!!!!!


Fração
Fração (ou fracção, em português de Portugal) é um modo de expressar uma quantidade a partir de um valor que é dividido por um determinado número de partes iguais entre si. A palavra vem do latim "fractus" e significa "partido", "quebrado" (do verbo "frangere": "quebrar").
História
No antigo Egito, por volta do ano 3000 a.C., o faraó Sesóstris distribuiu algumas terras às margens do rio Nilo para alguns agricultores privilegiados. O privilégio em possuir essas terras era porque todo ano, no mês de julho, as águas do rio inundavam essa região ao longo de suas margens e fertilizava os campos. Essas terras, portanto, eram bastante valorizadas.
Porém, era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as águas baixavam. Os responsáveis por essa marcação eram os agrimensores, que também eram chamados de estiradores de corda, pois mediam os terrenos com cordas nas quais uma unidade de medida estava marcada.
Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, mas é só parar para pensar um pouquinho para descobrir que nem sempre essa medida cabia inteira nos lados do terreno.
Esse problema só foi resolvido quando os egípcios criaram um novo número: o número fracionário. Ele era representado com o uso de frações, porém os egípcios só entendiam a fração como uma unidade (ou seja, frações cujo numerador é igual a 1).
Eles escreviam essas frações com uma espécie de sinal oval escrito em cima do denominador. Mas os cálculos eram complicados, pois no sistema de numeração que usavam no Egito nessa época os símbolos se repetiam muitas vezes.
Só ficou mais fácil trabalhar com as frações quando os hindus criaram o Sistema de Numeração Decimal, quando elas passaram a ser representadas pela razão de dois números naturais.
Desde então, as frações foram usadas para a resolução de diversos tipos de problemas matemáticos. Uma das formas mais correntes de se trabalhar com frações é a porcentagem, em que se expressa uma proporção ou uma relação a partir de uma fração cujo denominador é 100. O uso de frações também é de valia extrema para a resolução de problemas que envolvem regra de três.
Por isso , nós professoras Luciane e Andréa arrumamos uma maneira divertida e saborosa de ensinar matemática aos nossos alunos. Para ensinar Fração nós os ajudamos a montarem pizzas de verdade e, depois, os próprios alunos “fracionaram” as pizzas como forma de fixar o novo conhecimento.
Por isso, para uma verdadeira compreensão, eles procuram analisar e relacionar situações do dia-a-dia, privilegiando a construção de conceitos e significados pelo aluno. Além de aprenderem, os alunos puderam saborear e repartir com os colegas das outras salas as deliciosas pizzas montadas por eles.

Folclore

Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas , mitos,contos,danças,etc. Muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
O que são folguedos?
Os folguedos são festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral. Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses, indígenas). Contudo, muitos folguedos foram com o passar dos anos, incorporando mudanças culturais e adicionando, às festas, novas coreografias e vestimentas (máscaras, colares, turbantes, fitas e roupas coloridas). Os folguedos fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. Embora ocorram em quase todo território brasileiro, é no Nordeste que se fazem mais presentes.
Por isso a professora Betinha juntamente com as meninas dos quartos anos Leão XIII apresentou durante o mês de agosto a dança das rosas com uma coreografia magnífica!!!! Confiram algumas fotos.